sexta-feira, 23 de março de 2012

H2O participa do 4Fun em Kyoto Oval

Nesta quarta-feira (21), a nossa equipe de reportagem esteve presente no circuito de Kyoto Oval, para acompanhar o 4Fun preparado em um servidor da GridLFS pela Virtual Torque, para conferir o evento que era muito esperado pelos pilotos LFS e que contou também com a participação da H2O Motorsports, dentre outras equipes e pilotos independentes.

Na pista, a equipe pôde contar com a presença de Eduardo Silva, Marcelo Neiva, Thiago Graciani,  Raphael Martins, Cil Bany, Luis Pedroso e Paulo "Mad Max", este último que recentemente ingressou ao nível S2 do LFS, engrossando a lista de pilotos de ponta da equipe disponíveis para os campeonatos oficiais.



A última vez que a equipe conseguiu reunir tantos pilotos na mesma pista data da época da categoria demo, onde a equipe foi formada, há quase 2 anos.

Este primeiro 4Fun teve como objetivo avaliar diversos critérios, desde instalações do pitlane até a competitividade dos carros e pilotos, já que muitos dos presentes ainda não tinham experiência em ovais, a exemplo de Rubens Barrichello que recentemente ingressou na Indycar Series.

O 4Fun foi formatado para um treino classificatório de 10 minutos e duas baterias de 55 voltas cada. Com algum atraso, o evento foi iniciado e fechando o qualify com dois pilotos da H2O, Paulo e Neiva, fechando a primeira fila. O grid contou com a presença de 23 pilotos.

A 1ª bateria foi problemática, onde a aparente falta de experiência dos pilotos causou diversas bandeiras amarelas e, em muitas delas, o Safety Car esteve presente na pista.

Em entrevista, durante a pausa entre as baterias, os pilotos Eduardo e Bany foram irônicos com a situação porque tiveram que entrar nos boxes por 3 vezes durante a corrida e, com isso, perderam muitas voltas em relação ao líderes, decorrente das manobras errôneas de outros pilotos que acabaram por acidentá-los.

"Acho que o Safety Car fez mais voltas do que nós", disseram aos risos os pilotos.

E, neste clima, a bateria foi encerrada em bandeira amarela, com Neiva em 2º, Paulo em 7º, Bany em 10º e Eduardo em 12º. Raphael Martins não completou a bateria e precisou se ausentar do evento.

A 2ª bateria foi mais tranqüila, em relação aos acidentes, apesar de que não deixaram de ocorrer. Com a inversão do grid, Eduardo largou em 2º e Bany em 3º. Mas, com poucas voltas, um acidente interrompeu o ritmo dos pilotos e Eduardo, para evitar uma batida maior, perdeu o controle de seu carro e bateu no muro, já comprometendo o resto da sua corrida. O piloto foi obrigado a completar uma volta para retornar aos boxes para o reparo de seu carro.

O Safety Car teve trabalho, mas esteve visivelmente menos presente diante das nossa câmeras na segunda bateria. Nas primeiras voltas, os pilotos Paulo e Bany começaram a trabalhar o vácuo para perseguir os ponteiros e conseguiram chegar perto, porém o piloto ZAC, que liderava naquele momento, começou a variar o traçado de maneira desordenada afim de defender a posição. Com isso, o piloto Cil Bany teve problemas para controlar o carro a fim de evitar um impacto na T1 e perdeu contato, sendo logo alcançado por outros pilotos que vinham atrás. A disputa ficou apenas ao cargo de Paulo "Mad Max", que protestou diversas vezes pelo rádio, informando à equipe que não conseguia encontrar um espaço seguro para superar o adversário.

Ainda assim o piloto conseguiu superar as dificuldades e numa disputa até a útima volta, aproveitando o erro do ponteiro daquele momento, Matheus Futsuki, o piloto da H2O Paulo "Mad Max" venceu a 2ª bateria, mostrando a todos para que veio à S2. Bany terminou em 7º e Eduardo em 8º lugar.

Confira abaixo as imagens da competição, clicando nas fotos para expandí-las.

Os organizadores agora estão coletando informações, relatos e reclamações dos participantes afim de moldar as regras que serão usadas no campeonato oficial a ser realizada nesta mesma pista.

Possivelmente a Virtual Torque irá promover mais um 4Fun antes do início do campeonato oficial, o que poderá ocorrer no dia 04 de Abril, mas que ainda não há confirmação. Com o evento, os organizadores farão valer as regras, como forma de pré-temporada, ao mesmo tempo que permite aos pilotos ganharem experiência e ajustarem os seus carros. Tudo para promover um grande espetáculo.




Anúncios