domingo, 16 de outubro de 2016

Como fazer skins (pinturas) para carros do Assetto Corsa

Conforme já anunciamos, a H2O está ingressando no Assetto Corsa e, conforme sentirmos necessidade, vamos fazer alguns tutoriais para ajudar a galera a se virar. Uma delas é como fazer skin (pintura) para o seu carro.

Precisei pesquisar e algumas coisas eu descobri na marra, mas consegui fazer minha primeira skin e, conforme ia fazendo, fui também escrevendo esse tutorial. Estão prontos? Vamos lá!

1º PASSO: PROVIDENCIAR PASTA COM ARQUIVOS PARA A SUA SKIN

As skins no Assetto Corsa são compostas por vários arquivos dentro de uma pasta, composta por capacete, luvas, detalhes dos carros e, claro, a própria skin. No entanto, o foco deste tutorial é falar apenas da skin para o carro, ok?

Então, para facilitar a nossa vida, nós vamos copiar uma das bases padrão do Assetto Corsa, utilizando seus arquivos originais, e complementar com a skin que fizermos.

As skins ficam na pasta content\cars\[carro]\skins. Este endereço está na pasta principal do seu Assetto Corsa. Se você não sabe isso também, geralmente fica na pasta da Steam (..\SteamApps\common\assettocorsa\), sendo que você só precisa descobrir onde está o seu Steam. Ou seja, o caminho completo seria ..\SteamApps\common\assettocorsa\content\cars\[carro]\skins. Procura aê, mano!

Eu escolhi o Nissan GTR para começar, localizado na pasta content\cars\ks_nissan_gtr\skins. Ao abrir a pasta, você verá as skins padrão, como na tela abaixo:



Para fazer nosso trabalho, vamos copiar e colar a pasta "super_silver" (você pode fazer isso com qualquer uma delas, a diferença estará no capacete, luvas e detalhes do carro). Em seguida, renomeie a pasta para o nome que desejar, mas sem usar espaço, ou acentuação. Para separar letras, use underline. O nome que eu dei à minha pasta é "h2o_le_mans", veja como ficou:



Essa pasta é fundamental para os demais passos que iremos dar e para que o Assetto Corsa reconheça essa nova skin.

==============================

2º PASSO: ABRIR A TEMPLATE EM UM EDITOR DE IMAGEM

Quando instalado, o Assetto Corsa já coloca em seu computador as templates dos carros disponíveis, que são uma espécie de mapeamento para você se orientar sobre qual parte do carro está pintando, dentro de uma área de 2048 x 2048 pixels.

As templates ficam disponíveis na pasta sdk\dev\skin_templates. Este caminho está dentro da pasta onde o seu Assetto Corsa está instalado.

Nesta pasta você irá encontrar várias templates e dentro delas, 3 arquivos. O arquivo que nos interessa é o "Template.psd". Por ser um PSD (arquivo gerado pelo PhotoShop), obviamente você precisará do PhotoShop ou de algum editor que seja compatível com esse formato.

Além disso, você também precisa verificar se o seu editor salva no formato DDS, pois irá precisar. No caso do PhotoShop, a NVIDIA tem um plugin que você pode instalar para que seu PhotoShop consiga exportar em DDS. Baixe o plugin no site da NVIDIA através deste link: https://developer.nvidia.com/nvidia-texture-tools-adobe-photoshop

Ao abrir, você verá algo como na imagem abaixo:



Esta é a template do Nissan GTR. Mesmo sendo uma template, é possível identificar o carro olhando a traseira dele, no lado superior direito da tela e em algumas outras regiões e peças do carro.

Antes de começar, salve esta template naquela pasta que copiamos no primeiro passo, lembra? No meu caso, é a pasta "h2o_le_mans" que está em content\cars\ks_nissan_gtr\skins. Eu salvei meu arquivo com o nome GTR_H2O_LM, mas você pode dar o nome que preferir.

==============================

3º PASSO: VOCÊ É O PICASSO

A camada 'wire' demonstra o entrelaçamento 3D e pode te ajudar na desenho de formas sobre o carro, para que elas se "encontrem" corretamente no carro. Este é o seu único objetivo e deve ter sua visualização desativada ao salvar para visualizar no Assetto Corsa, pois ninguém quer uma pintura com esse monte de linha (creio eu).

A camada 'AO' refere-se à mascara que também demontra o desenho do carro "aberto" e seus sombreamentos. Esta camada sim deve ser mantida ao salvar, pois ela gera as sombras presentes no carro e que sobrepõe a pintura.

Por fim, a camada "Layer 1" é uma página em branco. Significa que é acima dela e abaixo de "AO" que você deve fazer a sua arte. Então agora mãos à obra, demonstre todo o seu talento! Faça os seus desenhos, pinte, coloque suas logomarcas, lembrando de colocar todas as camadas sempre abaixo da camada 'AO'.

==============================

4º PASSO: SALVAR EM DDS

Nas pesquisas que eu fiz, encontrei uma definição de DDS apropriada para usar na skin e fui direto nela. Não sei se outros formatos funcionam. Ah! Não esqueça de desativar a camada 'wire' antes de seguir.

Vá em Salvar como e no formato (tipo de arquivo), escolha o formato D3D/DDS e coloque o nome "skin_00". O nome deve ser exatamente esse para que o Asstto Corsa o leia corretamente. Caso use outro nome, não irá funcionar. Clique em Salvar.



Aparecerá uma segunda tela que são as configurações do DDS. No primeiro combo, selecione a opção "8.8.8.8 ARGB 32 bpp | unsigned". Em MIP Map Generation, selecione "Generate MIP maps" e deixe o combo com o número 6. Em seguida, clique no botão MIP Map Filtering e em Filter Type, escolha a opção "Blackman" e clique em OK e, depois, Save. Veja tudo isso na tela abaixo:



Pronto! Sua skin já deve estar pronta para ser vista no Assetto Corsa, vamos conferir?

==============================

5º PASSO: CONFIGURAR O ARQUIVO UI_SKIN.JSON

Eu não testei a skin sem configurar esse arquivo, então não sei se dá certo pular essa etapa. Aconselho a pelo menos configurar o parâmetro "priority". Veja:



Abra o arquivo "ui_skin.json" que está na pasta da sua skin, usando o Bloco de Notas.



Quando você abrir o arquivo, vai notar que só o "priority" estará preenchido com um número. Creio que esse parâmetro seja a sequencia de skins disponíveis para o carro (não tenho certeza). Como tinha 4 skins, coloquei a minha como "5". Já os demais parâmetros você pode optar em manter em branco, ou preencher como eu fiz.

==============================

6º PASSO: VISUALIZAR A SKIN NO SHOWROOM

Acesse seu Assetto Corsa, selecione o seu carro e abra a tela da ficha do carro. Em seguida, entre no Showroom e vá passando pelas skins até encontrar a sua. Se você seguiu todos os passos abaixo corretamente, ela deverá aparecer na lista e você verá sua obra arte estampando o carro.



Claro que este passo também serve para visualizar se ficou bom e efetuar pequenas correções, então é natural que você feche o Assetto Corsa, volte ao editor e modifique a skin. Em seguida salve exatamente como está no 4º passo substituindo o arquivo "skin_00". Daí volte ao Showroom e confira as correções.

Dica: O Assetto Corsa deixa "salvo" o último carro que você acessou no Showroom. Então depois que você já viu o seu carro, você pode abrir o Showroom sem abrir o Assetto Corsa, basta executar o arquivo "acShowroom.exe" que está na pasta principal.

==============================

7º PASSO: CRIAR ARQUIVOS DE PRÉ-VISUALIZAÇÃO
(incluído em 02/11/2016)

Dentro do Assetto Corsa, é possível selecionar a skin sem acessar o Showroom, certo? Quando selecionamos a opção de cores, as skins são selecionáveis através de pequenos quadrados que demonstram o estilo e a cor predominante da skin. Neste nosso exemplo, este quadrado está igual ao da skin "Super Silver", pois foi a partir dela que nós criamos a nossa.

Para corrigir isso, basta editar o arquivo 'livery.png' que está na pasta da sua skin. Você pode editar da maneira que desejar e o que você fizer neste arquivo será exatamente o que será mostrado no Assetto Corsa. No meu caso, eu coloquei um pedaço da print que fiz dentro deste quadrado e salvei, veja:



É importante manter as dimensões originais do arquivo (64 x 64 pixels). Lembre-se de salvar em PNG.

Além disso, quando clicamos na skin no Assetto Corsa, é mostrado o carro "vestindo" a skin que fizemos, mas, novamente, quando clicamos em nossa skin, o que é mostrado é a pré-visualização da skin "Super Silver". Para corrigir, basta editar ou substituir o arquivo 'preview.jpg'.

Neste caso, aconselho você a tirar uma print do carro inteiro, cortar e dimensionar de maneira que a imagem fique com as mesmas dimensões do original (1022 x 574 pixels). Já observei que, se as dimensões são diferentes, o Assetto Corsa redimensiona, mas isso pode deixar o carro um pouco distorcido. Feito isso, salve o arquivo com o nome 'preview.jpg'.

No meu caso, fiz um print do carro em posição semelhante à usada no Assetto Corsa, através do Showroom, mas você pode colocar a imagem que quiser. Lembre-se de salvar em JPG.

O resultado final é este:



Também fiz este tutorial em vídeo, mas usando a Ferrari F40. Confira:


Um abraço!

Eduardo Silva
Diretor-chefe da H2O 

Translate