sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Campeonato H2O 2013 começa com Raphinha na liderança

Raphinha venceu duas das três baterias da 1ª etapa.
Na última quarta-feira (9) começou o Campeonato H2O 2013, o campeonato interno da equipe, disputado em 5 etapas, às quartas-feiras no horário de 20h. Como já apresentado anteriormente, as pistas e carros são definidos na hora do evento através de sorteio. Nesta primeira etapa, a vez ficou para o Formula XR (FOX) na pista de Aston no traçado North Reverso (AS7R).

Nove pilotos confirmaram a participação no evento. A pista era uma das mais rápidas, com curvas de alta, tomadas longas e subidas e descidas de alta. Era esperado um número razoável de toques e incidentes, o que realmente aconteceu ao decorrer das baterias.

Os pilotos tinham 10 minutos para treinos livres e reconhecimento de pista e/ou carro, em seguida a qualificação de 10 minutos e logo a seguir as três baterias com 8 voltas cada.

Na qualificação, os pilotos tinham 10 minutos para tentar darem o seu melhor. Porém, os pilotos Raphinha e Guzzo roubaram a cena e foram os únicos pilotos a rodar na casa de 1:52. Melhor para Raphinha, que ficou 0.09s a frente de Guzzo, conquistando assim a pole position e abrindo seu primeiro ponto no campeonato. Vale destacar também as estratégias diferentes adotadas por todos os pilotos, pois em Aston North Reverso não há setup fixo definido.

Na primeira bateria, Raphinha chegou a perder a liderança, mas conseguiu retomar graças a um pequeno acidente na primeira curva da segunda volta. Daí por diante apenas administrou a distância para os demais pilotos para vencer a corrida. Guzzo chegou em segundo e Guido em terceiro. Nesta bateria, alguns pilotos ainda tinham dificuldade de adaptação com o carro.

Na segunda bateria, com grid totalmente invertido, Bedin largou na frente, mas logo na primeira curva, Eduardo, em segundo, assumiu a liderança. Aproveitou as disputas dos pilotos que vinham atrás para se distanciar, mas na 5ª volta, abriu demais numa curva e rodou, caindo para quinto. Mad Max assumiu a liderança e liderou até a última volta, mas foi ultrapassado por Guido e por Raphinha que se aproveitou da situação. Conseguiu retomar a segunda posição na última curva, numa disputa acirradíssima entre os três primeiros. Guido terminou em primeiro, Mad Max em segundo e Raphinha em terceiro.

Na terceira e última bateria, novamente grid invertido. Dessa vez, Zigoto largou na ponta, mas foi ultrapassado por Bany que o acompanhava de perto. Na mesma sequencia também passaram Guido e Eduardo. Guido perseguiu Bany de forma acirrada e conseguiu ultrapassá-lo ainda na primeira volta. Manteve-se na liderança até a última volta, quando foi ultrapassado por Raphinha e, pouco depois, por Mad Max, terminando a prova em terceiro. Raphinha venceu novamente e Mad Max chegou em segundo.

Apesar do fator surpresa, o que impede treinos antecipados, os pilotos gostaram muito do formato. A aprovação foi praticamente unânime, o que deixou toda a equipe ainda mais animada para a próxima etapa, que ocorrerá na quarta-feira da semana que vem (16).

Abaixo você confere a qualificação do campeonato com esta etapa e algumas fotos da etapa.
















Anúncios