Regras para Campeonatos

numeros de pilotos

As regras abaixo são aplicáveis a todos os campeonatos da H2O Race Challenge, salvo em casos específicos definidos na própria página de informações do campeonato.

QUEM PODE PARTICIPAR

Qualquer pessoa poderá participar. Basta ter o Assetto Corsa e as DLC's que serão utilizadas no campeonato de interesse. A sua participação poderá ser individual e independente ou através de uma equipe. As equipes deverão ser compostas por 2 pilotos no mínimo, e não há limite máximo de pilotos por equipe. Também São permitidas várias equipes de uma mesma escuderia, mas com alguma identificação diferente no nome de inscrição da equipe na inscrição, caso a escuderia deseje fazer equipes em separado.
___________________________________________

INSCRIÇÕES:

As inscrições ficam disponíveis em formulário na página de informações do campeonato. A confirmação da inscrição fica condicionada ao preenchimento correto do formulário e do pagamento estabelecido para o campeonato.

O número de vagas também é definido na página de informações de cada campeonato. Havendo mais inscrições do que o limite estabelecido, haverá formação de lista de espera.

Inscrição durante o campeonato:

A inclusão de pilotos e de equipes durante o campeonato é permitida para qualquer etapa, observando os prazos de inscrição.

A substituição de pilotos em equipes também é permitida, desde que esse já não tenha participado de qualquer outra etapa por outra equipe. Para substituição, é necessário repetir o procedimento de inscrição informando o(s) novo(s) piloto(s) da equipe.

Não será permitida troca de pilotos entre equipes durante o campeonato.
___________________________________________

NÚMERO DE PILOTO

Os pilotos devem escolher o número a ser utilizado no campeonato, observando a lista existente no tópico de números oficiais da H2O Race Challenge.

http://www.h2oms.com/p/numeros-de-pilotos.html

A solicitação de um número de piloto deve ser feita na inscrição de um campeonato. As regras de uso e manutenção estão definidas na página de números de pilotos.
___________________________________________

NOME DE PILOTO

Durante as etapas, todos os pilotos deverão utilizar nome e sobrenome verdadeiros, os mesmos utilizados na inscrição. Não serão aceitos tags, números, apelidos, etc. Apenas nome e sobrenome.
___________________________________________

SKINS

As equipes poderão enviar skins personalizadas com suas pinturas, cores e logomarcas. As skins os pilotos de uma mesma equipe deverão ser idênticas e a única diferença entre elas deverá ser apenas o número do piloto, que deverá ser bem visível na lateral da asa traseira, o nome do piloto que poderá estar em qualquer lugar do carro e patrocinadores, observando casos onde pilotos sejam patrocinados diretamente, independente da equipe.

As equipes de uma mesma escuderia poderão usar a mesma skin para todas as suas equipes, mas deverão diferenciar suas pinturas através de cores diferentes de retrovisores, asas, disposição, etc.

As equipes assumem a responsabilidade pelo uso de logomarcas em suas pinturas, não cabendo à H2O qualquer responsabilidade sobre uso indevido de marcas de terceiros não autorizados.

São proibidos uso de imagens de apologia à drogas, pornografia, palavras de baixo calão e qualquer imagem que represente algum tipo de crime, preconceito, racismo ou ofensa.

As equipes que não apresentarem skins dentro do prazo, receberão uma skin com uma pintura em cor única, apenas com a logomarca da H2O Race Challenge, número e nome dos pilotos. A cada etapa, haverá uma nova oportunidade de envio de skins para novas equipes e equipes que não enviaram suas skins.

Como enviar skin

As skins devem ser enviadas para contato@h2oms.com com a skin em anexo, no formato zip ou rar. No assunto do e-mail, identifique o nome do piloto e qual o carro da skin. No corpo do e-mail, informe:

- Carro usado pelo piloto
- Steam ID do piloto
- Nome do Piloto
- Número do Piloto
- Nome da pasta da skin do piloto
- Equipe

As skins não serão testadas previamente. O envio correto da skin e seu funcionamento é de responsabilidade da equipe.
___________________________________________


PONTUAÇÃO:

1º colocado: 25 pontos
2º colocado: 20 pontos
3º colocado: 16 pontos
4º colocado: 14 pontos
5º colocado: 12 pontos
6º colocado: 10 pontos
7º colocado: 9 pontos
8º colocado: 8 pontos
9º colocado: 7 pontos
10º colocado: 6 pontos
11º colocado: 5 pontos
12º colocado: 4 pontos
13º colocado: 3 pontos
14º colocado: 2 pontos
15º colocado: 1 ponto

Pole-position: 1 ponto
Volta mais rápida: 1 ponto

Ordem de relevância no critério de desempate:

1º - Número de vitórias;
2º - Número de pole positions;
3º - Número de partição em provas;
4º - Posição na ultima prova do campeonato.

Pontuação de Equipe

A pontuação da equipe será a média de pontos obtidas pelos pilotos inscritos na equipe.
___________________________________________

BRIEFING

Antes de cada etapa, todos os pilotos deverão participar do briefing da etapa que irá ocorrer no Discord da H2O (http://discord.h2oms.com/), na sala de briefing. A participação é obrigatória.
___________________________________________

REGRAS BÁSICAS DE COMPORTAMENTO

Linha de Pit
Todos os carros deverão respeitar a sinalização de pit, sendo proibido sobrepor a linha de saída, seja ela contínua ou tracejada. A linha de entrada poderá ser sobreposta, exceto em ovais onde a linha da entrada do pit também deverá ser respeitada e não poderá ser sobreposta.

Trânsito no Pitlane
Carros na pista de rolagem do pit (pitlane) têm a preferência sobre os carros que estão parados ou que estejam abandonando seus locais de parada.

Obtenção de Vantagens
É terminantemente proibido o uso de "bump" (empurrar outro carro) durante a qualificação e/ou corrida.

Em ovais, é proibido aquecimento antecipado de pneus, seja nos boxes, no pit lane ou na pista principal. O procedimento do piloto deve ser o de sair dos boxes, arrancar de uma única vez, e se dirigir para a pista sem zigue-zagues ou manobras e freadas bruscas que visem o aquecimento de pneus. A única maneira de aquecimento deve ser a natural, adquirida pelo carro em alta velocidade na pista.

Carro sem atividade em pista
É proibido manter o carro na pista sem atividade, seja depois de um acidente, falta de combustível ou qualquer outro motivo. A retirada imediata do carro é obrigatória para modo espectador ou boxes.

Manobras Proibidas
Manobras como "zerinho", arrancadas e derrapes bruscos, toques, empurrões em outros carros, andar na contra-mão no pit-lane ou na pista e manobras semelhantes são proibidos durante os intervalos e durante o warm-up. Permitido apenas aos 3 primeiros colocados, após término da corrida, como forma de comemorar as colocações.

Entrar em sala de comunicação de outra equipe ou grupo
Durante toda a etapa e após o seu término, é proibido entrar no box de outra equipe para fazer qualquer reclamação, xingar ou mesmo comentar algum acidente que tenha ocorrido na pista. O piloto que o fizer poderá ser avaliado e punido diretamente pela administração, sem necessidade de Pedido de Análise.

Condições seguras do veículo
O piloto não pode manter seu carro em condições inseguras, que prejudicam a dirigibilidade e façam com que o piloto fique muito mais lento, podendo provocar acidentes na pista. Carros nessas condições não devem permanecer por mais de 2 voltas na pista, devendo o piloto se dirigir ao pit para consertar ou abandonar a corrida.
___________________________________________

ANÁLISE DE OCORRÊNCIAS

As ocorrências nas etapas que infrinjam este regulamento ou senso desportivo do automobilismo deverão ser apontados pelos pilotos que foram envolvidos no fato em pista e se sentiram prejudicados pela ação de algum piloto. Para ter o fato analisado, o piloto deverá enviar um Pedido de Análise à administração da liga.

Como a análise de um pedido será feita

Os pedidos enviados serão analisados por três integrantes da administração da H2O Race Challenge e publicados na sessão de análise da etapa, na mesma postagem dos resultados. Não serão aceitos recursos ou interpelações sobre as decisões tomadas.

Como Solicitar Análise

As análises deverão ser solicitadas apenas por pilotos envolvidos no fato apontado. Solicitações em que o piloto solicitante não esteja envolvido serão ignoradas. Para solicitar análise, o piloto deverá acessar a página "Pedido de Análise" através do link abaixo e preencher todos os campos do formulário.

Pedido de Análise: http://www.h2oms.com/p/pedido-de-analise.html 

As solicitações deverão ser enviadas em até 48 horas após o término da etapa.

As solicitações que estiverem incompletas ou enviadas após o prazo de 48 horas serão ignorados. Todas as solicitações analisadas serão publicadas na mesma página dos resultados da etapa.
___________________________________________

PUNIÇÕES

As penalizações normalmente cometidas estão listadas abaixo com a devida punição. Após cada pedido de análise, referindo-se a uma destas infrações, os responsáveis pelas equipe e a direção de prova decidirá se cabe a aplicação da punição, que poderão ser somadas a várias infrações em um único fato.

Desclassificação do Campeonato

- Desrespeito à direção de prova (por qualquer meio de comunicação).
- Desrespeitar a pessoa do piloto (no servidor, no site ou na página da liga em redes sociais).
- Acidente intencional ou deliberado.
- Desrespeitar a pessoa integrante da direção de prova.
- Reincidências de infrações cometidas em pista, ou atitudes consideradas gravíssimas, a critério da administração da liga, observando o histórico de reclamações e solicitações contra o piloto. A punição poderá se estender para campeonatos seguintes, de acordo com a gravidade, proibindo o piloto de participar e banimento por tempo determinado ou indeterminado.

Desclassificação da Corrida e Perda de 10 pontos

- Atrapalhar (propositalmente) ou criar resistência em bandeira azul.
- Manter carro em condições inseguras por mais de 2 voltas.
- Toques na traseira ("bump"), empurrar ou ser empurrado, corte de caminho, ou qualquer outra ajuda ou meio para conseguir vantagem em qualificação ou corrida, tais como ganho de tempo, velocidade ou mesmo para concluir a corrida.
- Entrar na garagem / boxes ou em modo espectador e voltar à corrida (sujeito a ser chutado do servidor).
- Entrar na corrida após a largada (sujeito a ser chutado do servidor).
- Acidente grave por imprudência retirando oponente da prova.
- Danificar gravemente carro do oponente em bandeira azul (+2 pontos por cada carro envolvido / perda de posição).
- Acessar o box de outro piloto / equipe para reclamar, xingar, ironizar ou coisa semelhante, após algum toque, acidente ou fato na pista.
- Uso de palavras agressivas ou ofensivas, não direcionada a piloto, no chat, durante evento.
- Não realizar pit stop obrigatório, quando previsto nas regras do campeonato.
- Não fazer troca de composto, quando previsto nas regras do campeonato.

10 pontos

- Retornar a pista de forma imprudente, causando acidente (+2 pontos por cada carro envolvido).
- Causar acidente em bandeira amarela.
- Acidente por imprudência causando danos ao oponente e/ou perda posição (+2 pontos por cada carro envolvido que perder posição).
- Causar acidente em bandeira azul sem danificar carro do oponente (+2 pontos por cada carro envolvido / perda posição).
- Manter carro parado na pista por mais de 4 segundos causando acidente.
- Manobras como "zerinho", arrancadas e derrapes bruscos, toques, empurrões, andar na contra-mão e manobras semelhantes durante os intervalos e durante o warm-up.

5 pontos

- Acidente por imprudência com perda de tempo, sem perda de posição.
- Direção perigosa e/ou imprudente, sem necessariamente envolver-se em acidentes.
- Mais de uma mudança de linha para defender a posição.
- Retornar à pista de forma imprudente, provocando perda de tempo a adversário, sem provocar acidentes.

2 pontos

- Uso de buzina durante qualificação ou corrida.
- Sinal de luzes (relampejar os faróis para o carro da frente) durante qualificação ou corrida.
- Votar para começar corrida ou qualificação durante intervalo entre sessões.
___________________________________________

PONTOS EM CARTEIRA

Durante o campeonato, os pilotos que somarem alguns níveis de pontos, receberão punições extras:

1º Nível - Pilotos que somarem 15 pontos de punição no campeonato:
Proibidos de participar da qualificação da próxima etapa, devendo largar no final do grid.

2º Nível - Pilotos que somarem 30 pontos de punição no campeonato:
Proibidos de participar da próxima etapa.

3º Nível: Pilotos que somarem 45 pontos de punição no campeonato:
Desclassificados do campeonato.
___________________________________________

EVENTUALIDADES

Lag Excessivo de Piloto

Durante o intervalo entre a qualificação e a corrida, a direção irá verificar o ping de cada piloto e, caso seja superior a 200, o piloto será convidado a se retirar do servidor.

É uma medida um tanto severa, mas a liga considera que a corrida de diversos pilotos não pode ser prejudicada pela conexão de um ou mais pilotos. Ou seja, este é um requisito mínimo que deve ser atendido por todos os participantes.

Lag Excessivo no Servidor

Através de votação entre os pilotos participantes, será definido se a prova será ou não realizada. Caso a resposta seja negativa, essa prova ocorrerá na data seguinte do calendário do campeonato.

Queda do Servidor Durante a Corrida

- Menos de 50%: Relargada começando do zero.

- Entre 50% e 75%: Dá-se por encerrada com metade da pontuação de acordo com a posição de cada piloto na volta anterior, no momento em que cada um cruza a linha de chegada da mesma volta.

- Mais de 75%: Dá-se por encerrada com pontuação total seguindo a posição de cada piloto na volta anterior, no momento em que cada um cruza a linha de chegada da mesma volta.

Translate